Bulying

Bulying

segunda-feira, 11 de abril de 2011

BULLYING

O que é bullying?

é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma.


O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência. 

Outras definições:
Agredir; amedrontar; assediar; aterrorizar; bater; chutar; discriminar; divulgar apelidos; dominar; empurrar; encarnar; excluir do grupo; fazer sofrer; ferir; gozar; humilhar; ignorar; isolar; intimidar; ofender; perseguir; sacanear; roubar; quebrar pertences; zoar, entre outros.
 
Quais são as causas mais comuns de Bullying?
 Ele pode acontecer devido diferenças entre as pessoas de determinado local; escola, faculdades; ambiente de trabalho, entre outros. As diferenças entre a vítima e o autor , pode ser : física, racial, sexual, etc. 

Quais as conseqüências do Bullying?
  - Quando não há uma atitude de prevenção e combate ao bullying, o ambiente escolar torna-se totalmente contaminado. Todos os alunos são afetados negativamente, inclusive as testemunhas, causando ansiedade e medo. Alguns alunos até se tornam autores de bullying, quando percebem que este comportamento agressivo não está trazendo nenhuma conseqüência para quem o pratica.
  - Quem pratica bullying poderá levar para a vida adulta o comportamento agressivo, reproduzindo as atitudes anti-sociais sobre a família (violência doméstica) ou no ambiente de trabalho. As medidas adotadas pela escola para o controle do bullying, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de uma cultura de não-violência na sociedade.
  -
 
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

Quais os comportamentos das vitimas de Bullying?

- Demonstra falta de vontade de ir à escola;
- Sente-se mal perto da hora de sair de casa;
- Pede para trocar de escola;
- Pede sempre para ser levado à escola;
- Muda freqüentemente o trajeto entre a casa e a escola;
- Apresenta baixo rendimento escolar;
- Volta da escola, repetidamente, com roupas e materiais rasgados;
- Chega muitas vezes em casa com machucados sem explicação convincente;
- Parece angustiado, ansioso e deprimido;
- Tem pesadelos constantes com pedidos de “socorro” ou “me deixa”;
- “Perde”, repetidas vezes, seus pertences e dinheiro.


 
O Bullying envolve muinta gente?

Todos os alunos, de alguma forma, estão envolvidos com o bullying em suas escolas. Eles estão entre os que praticam atos de bullying, os que são alvos de bullying, ou entre aqueles que são obrigados a conviver em um ambiente onde há bullying.
QUEM PRATICA O BULLYING, geralmente, nem se preocupa em ser simpático com os colegas; gosta de ser admirado e de meter medo nos outros alunos; pode vir a exercer uma influência negativa sobre o grupo. Admite-se que os que praticam o bullying têm grandes chances de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delinqüentes ou criminosas.
O ALVO DAS ATITUDES DE BULLYING, que pode ser um grupo ou uma pessoa, não dispõe de recursos, poder ou habilidade para reagir e impedir os atos danosos de que são vítimas. Em geral, as vítimas de bullying são: pouco sociáveis, inseguras (tanto que sequer procuram ajuda), têm poucos amigos; são quietas, passivas e não têm esperança de se adaptar ou ser aceitas pelo grupo. Sua baixa auto-estima é agravada por críticas comumente feitas pelos adultos sobre a sua vida. Às vezes, chegam até a se considerar merecedoras do sofrimento que passam. Em casos extremos, as vítimas se sentem tão oprimidas que podem acabar tentando ou cometendo o suicídio.
AS TESTEMUNHAS são a grande maioria dos alunos, que convivem com a violência e se calam, por medo de se tornarem as "próximas vítimas".
Apesar de não sofrerem as agressões diretamente, os alunos que vêem as agressões podem se sentir incomodados e inseguros sobre o que fazer. Alguns podem reagir negativamente diante da violação de seu direito de estudar em um ambiente seguro, solidário e sem temores.
Tudo isso pode prejudicar de forma dramática o seu desenvolvimento escolar e social.
Trata-se de um problema que se apresenta de forma diferente em cada situação. Para reduzi-lo, é essencial a cooperação de todos: diretores, professores, funcionários, alunos e pais. Quanto mais cedo o bullying for controlado, melhor será o resultado a longo prazo.

Estatísticas:



Cyberbullying
 O Que é?

Cyberbullying é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outrem.

O cyberbullying tem sido definido como "quando a Internet, telefones celulares ou outros dispositivos são utilizados para enviar textos ou imagens com a intenção de ferir ou constranger outra pessoa".
O cyberbullying pode ser tão simples como continuar a enviar e-mail para alguém que já disse que não querem mais contato com o remetente, ou então pode incluir também ameaças, comentários sexuais, rótulos pejorativos, discurso de ódio, tornar as vítimas alvo de ridicularização em fóruns ou postar declarações falsas com o objetivo de humilhar.
Os cyberbullies podem divulgar os dados pessoais das vítimas (como nome, endereço ou o local de trabalho ou de estudo, por exemplo) em sites ou fóruns, ou publicar material em seu nome que o difame ou ridicularize-o. Alguns cyberbullies também podem enviar e-mails e mensagens instantâneas ameaçando e assediando as vítimas, postar rumores e boatos e instigar os outros para cima da vítima.
Usado por praticantes do CiberBullying.





O Cyberbullying é a o tipo de "agressão" mais frequente, pelo fato de que a internet e celulares, façam com que milhares de pessoas saibam das agressões o mais rapido possível.


O que fazer para conter o Cyberbullying?

Devido não sabermos a identidade do autor torna dificil a descoberta deste, o que devemos fazer:
- Colher o maximo de provas ( Fotos, mensagens, textos, vídeos, etc.)
- Informar ao tipo de conta que foi publicada essas notícias ( orkut, sites, e-mails, etc.) Esse perfil séra excluido ou estas informações serao apagadas.

Bullying, não cometa, não sofra, nem participe!!!
Aos que cometem existem graves punições. aos que sofrem é presciso que se abram com os pais, amigos ou professores, e aos que participam, denuciem ou seram também acusados de cometer BULLYING.


4 comentários:

  1. Olá,
    As brincadeiras, chacotas, apelidos, é uma coisa muito frequente na sociedade em que vivemos mas não é com qualquer pessoa que podemos brincar, se informe primeiro pra saber se essa pessoa gosta de certos tipo de brincadeiras. Evite o Bullying.

    ResponderExcluir
  2. Evite BULLYING, pois vooc pode causar uma grande violência atraves de uma simples " brincadeira" ... !

    ResponderExcluir
  3. Vamos ter consciência.
    Diga não ao Bullying.

    ResponderExcluir
  4. NÃO AO BULLYING !
    Cuidado com suas brincadeiras !

    ResponderExcluir