Bulying

Bulying

segunda-feira, 11 de abril de 2011

BULLYING

O que é bullying?

é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma.


O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência. 

Outras definições:
Agredir; amedrontar; assediar; aterrorizar; bater; chutar; discriminar; divulgar apelidos; dominar; empurrar; encarnar; excluir do grupo; fazer sofrer; ferir; gozar; humilhar; ignorar; isolar; intimidar; ofender; perseguir; sacanear; roubar; quebrar pertences; zoar, entre outros.
 
Quais são as causas mais comuns de Bullying?
 Ele pode acontecer devido diferenças entre as pessoas de determinado local; escola, faculdades; ambiente de trabalho, entre outros. As diferenças entre a vítima e o autor , pode ser : física, racial, sexual, etc. 

Quais as conseqüências do Bullying?
  - Quando não há uma atitude de prevenção e combate ao bullying, o ambiente escolar torna-se totalmente contaminado. Todos os alunos são afetados negativamente, inclusive as testemunhas, causando ansiedade e medo. Alguns alunos até se tornam autores de bullying, quando percebem que este comportamento agressivo não está trazendo nenhuma conseqüência para quem o pratica.
  - Quem pratica bullying poderá levar para a vida adulta o comportamento agressivo, reproduzindo as atitudes anti-sociais sobre a família (violência doméstica) ou no ambiente de trabalho. As medidas adotadas pela escola para o controle do bullying, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de uma cultura de não-violência na sociedade.
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As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

Quais os comportamentos das vitimas de Bullying?

- Demonstra falta de vontade de ir à escola;
- Sente-se mal perto da hora de sair de casa;
- Pede para trocar de escola;
- Pede sempre para ser levado à escola;
- Muda freqüentemente o trajeto entre a casa e a escola;
- Apresenta baixo rendimento escolar;
- Volta da escola, repetidamente, com roupas e materiais rasgados;
- Chega muitas vezes em casa com machucados sem explicação convincente;
- Parece angustiado, ansioso e deprimido;
- Tem pesadelos constantes com pedidos de “socorro” ou “me deixa”;
- “Perde”, repetidas vezes, seus pertences e dinheiro.


 
O Bullying envolve muinta gente?

Todos os alunos, de alguma forma, estão envolvidos com o bullying em suas escolas. Eles estão entre os que praticam atos de bullying, os que são alvos de bullying, ou entre aqueles que são obrigados a conviver em um ambiente onde há bullying.
QUEM PRATICA O BULLYING, geralmente, nem se preocupa em ser simpático com os colegas; gosta de ser admirado e de meter medo nos outros alunos; pode vir a exercer uma influência negativa sobre o grupo. Admite-se que os que praticam o bullying têm grandes chances de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delinqüentes ou criminosas.
O ALVO DAS ATITUDES DE BULLYING, que pode ser um grupo ou uma pessoa, não dispõe de recursos, poder ou habilidade para reagir e impedir os atos danosos de que são vítimas. Em geral, as vítimas de bullying são: pouco sociáveis, inseguras (tanto que sequer procuram ajuda), têm poucos amigos; são quietas, passivas e não têm esperança de se adaptar ou ser aceitas pelo grupo. Sua baixa auto-estima é agravada por críticas comumente feitas pelos adultos sobre a sua vida. Às vezes, chegam até a se considerar merecedoras do sofrimento que passam. Em casos extremos, as vítimas se sentem tão oprimidas que podem acabar tentando ou cometendo o suicídio.
AS TESTEMUNHAS são a grande maioria dos alunos, que convivem com a violência e se calam, por medo de se tornarem as "próximas vítimas".
Apesar de não sofrerem as agressões diretamente, os alunos que vêem as agressões podem se sentir incomodados e inseguros sobre o que fazer. Alguns podem reagir negativamente diante da violação de seu direito de estudar em um ambiente seguro, solidário e sem temores.
Tudo isso pode prejudicar de forma dramática o seu desenvolvimento escolar e social.
Trata-se de um problema que se apresenta de forma diferente em cada situação. Para reduzi-lo, é essencial a cooperação de todos: diretores, professores, funcionários, alunos e pais. Quanto mais cedo o bullying for controlado, melhor será o resultado a longo prazo.

Estatísticas:



Cyberbullying
 O Que é?

Cyberbullying é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outrem.

O cyberbullying tem sido definido como "quando a Internet, telefones celulares ou outros dispositivos são utilizados para enviar textos ou imagens com a intenção de ferir ou constranger outra pessoa".
O cyberbullying pode ser tão simples como continuar a enviar e-mail para alguém que já disse que não querem mais contato com o remetente, ou então pode incluir também ameaças, comentários sexuais, rótulos pejorativos, discurso de ódio, tornar as vítimas alvo de ridicularização em fóruns ou postar declarações falsas com o objetivo de humilhar.
Os cyberbullies podem divulgar os dados pessoais das vítimas (como nome, endereço ou o local de trabalho ou de estudo, por exemplo) em sites ou fóruns, ou publicar material em seu nome que o difame ou ridicularize-o. Alguns cyberbullies também podem enviar e-mails e mensagens instantâneas ameaçando e assediando as vítimas, postar rumores e boatos e instigar os outros para cima da vítima.
Usado por praticantes do CiberBullying.





O Cyberbullying é a o tipo de "agressão" mais frequente, pelo fato de que a internet e celulares, façam com que milhares de pessoas saibam das agressões o mais rapido possível.


O que fazer para conter o Cyberbullying?

Devido não sabermos a identidade do autor torna dificil a descoberta deste, o que devemos fazer:
- Colher o maximo de provas ( Fotos, mensagens, textos, vídeos, etc.)
- Informar ao tipo de conta que foi publicada essas notícias ( orkut, sites, e-mails, etc.) Esse perfil séra excluido ou estas informações serao apagadas.

Bullying, não cometa, não sofra, nem participe!!!
Aos que cometem existem graves punições. aos que sofrem é presciso que se abram com os pais, amigos ou professores, e aos que participam, denuciem ou seram também acusados de cometer BULLYING.


Do Bullying ao Mobbing.

Depois de conhecer-mos um pouco sobre Bullying e Cyberbullying, vamos conhecer um pouco sobre o Mobbing.

O que é Mobbing?

Violência moral ou psíquica no trabalho: atitudes ou comportamentos de violência moral ou psíquica em situação de trabalho, segregação e violência repetida ao longo do tempo de maneira sistemática ou habitual, que levam à degradação das condições do ambiente de trabalho, comprometendo a saúde ou o profissionalismo ou ainda a dignidade do trabalho.
Ou seja, é qualquer tipo de agressão no local de trabalho, assim como o bullying e o cyberbullying o mobbing  gera uma relação de autor e vitima e telespectadores, muitas pessoas sofremde problemas como: insónias, falta de apetite ou apetite excessivo, dores fortes de cabeça, tonturas, esgotamento e depressão.
Esse tipo de agressão ocorre também quando os colegas de trabalho, resolvem deixar essa pessoa isolada, sem conversas, sem distrações, e tem pessoas que chegam até influenciar algumas pessoas a se afastarem dessa vitíma. 






















O que fazer para acabar com o Mobbing?
  • Se for novo na empresa, não se isole tente se enturma.
  • Se acontecer brincadeiras que naum gosta, avisa aos colegas.
  • Se as brincadeiras continuarem acontecendo, relate a direção da Empresa.
  • Procura não ficar muito triste, se possivel leve na "esportiva".

 Sabemos que o mobbing ocorre nos locais de trabalho onde temos fluxo de pessoas de certa forma adultas, então vamos pensar mais e deixar as bincadeiras para as crianças, Trablaho é coisa séria, vamos dar um basta no Mobbing.

TRAGÉDIA EM REALENGO - RJ

Rio de Janeiro, quinta-feira 07/04/2011, ás 8:30 da manhã.

Os  alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira, chegam para mais um dia de aula, devido as comemorações do anivérsario da escola, foi proposta a visita de ex-alunos para falarem um pouco da sua vida fora da escola, mas o jovem Wellington Menezes de Oliveira, 24 anos, naum veio querendo falar do seu futuro, veio com sede de vingança preparado para matar, foi a partir desse momento que o mesmo visitou as salas de aula no 1° andar da escola e deflagou vários tiros contra os estudantes, seu maior alvo era as meninas no total de 10 e 2 meninos, depois de atirar e recarregar suas armas várias vezes alguams crianças que fugiram conseguiram informar a policiais do acontecido, que imediatamente entraram na escola e balearam o indivíduo, o mesmo após cair, se suicidou.

As Vítimas:

Luiza Paula da Silveira, 14 anos
 

Ana Carolina Pacheco da Silva, 13

Bianca Rocha Tavares, 13

Géssica Guedes Pereira, 15

Igor Moraes da Silva, 13

Karine Chagas de Oliveira, 14

Larissa dos Santos Atanázio, 13

Laryssa Silva Martins, 13

Mariana Rocha de Souza, 12

Milena dos Santos Nascimento, 14

Rafael Pereira da Silva, 14

Samira Pires Ribeiro, 13

 Essas foram as doze crianças assasinadas nessa tragédia no Rio de Janeiro.


 BULLYING PODER TER SIDO CAUSA DA TRAGÉDIA EM REALENGO

Desajeitado e arredio, o atirador Wellington Menezes de Oliveira era alvo de chacotas de colegas da Escola Municipal Tasso da Silveira, palco do massacre. Na adolescência, foi rejeitado pelas meninas. "Desde pequeno ele tinha distúrbio mental e sofria isso que chamam de bullying", diz A., seu irmão adotivo de 44 anos.

Sob compromisso de não ser identificado - a Secretaria de Segurança do Rio lhe alertou que pode sofrer retaliação -, A. contou ao Estado que, ainda criança, Wellington recebeu diagnóstico de esquizofrenia. Ele foi adotado pela tia, Dicéia de Oliveira, mãe de A. "Lembro do dia em que ela chegou com aquela criança assustada no colo. Ele tinha de 6 a 7 anos quando começou a tomar remédios controlados."

Armamento utilizado por Wellington
Por volta dos 13 ou 14 - idade das vítimas -, Wellington abandonou os remédios. "Desde então sua esquisitice só piorou. Ele tinha obsessão pelo Velho Testamento da Bíblia", relatou A., negando que o irmão tivesse ligação com o Islamismo, como se especulou após a chacina.

A preocupação da família cresceu quando Dicéia percebeu que Wellington, já então viciado em internet, passou a ler manuais de fabricação de explosivos e manuseio de armas, além de pesquisar atentados terroristas, com predileção por homens-bomba do Oriente Médio. Segundo A., Wellington tinha preferência mórbida por cenas violentas e foi censurado pela família por comentar com empolgação o atentado contra Nova York, em 2001.

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